10 de Março de 2022
Ação é importante para melhorar a qualidade da água do manancial e aumentar a capacidade de armazenamento e reservação de água bruta do município
O processo de desassoreamento de rios e represas consiste, basicamente, em limpar o manancial, fazendo com que sua capacidade de armazenamento de água aumente. Em Sumaré, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade executa, desde outubro de 2021, uma obra de desassoreamento na represa do Horto I – um dos mananciais responsáveis por fornecer água bruta para a Estação de Tratamento de Água I (ETA I), na Vila Menuzzo, para posterior distribuição à população.
A obra envolve quatro etapas: dragagem, desaguamento, transporte e destinação. Atualmente, a concessionária realiza a dragagem que consiste em retirar os resíduos da represa e colocar em “piscinas” que são chamadas de células. Nas células é feito desaguamento do resíduo com o auxílio de polímeros que facilitam o processo para separar a água do material sólido retirado da represa. Após o desaguamento, é feito o transporte e a destinação desses resíduos para um aterro sanitário credenciado.
“O desassoreamento tem como principal objetivo melhorar a qualidade da água da represa, além de garantir um aumento da capacidade de armazenamento e reservação de água bruta, proporcionando uma maior garantia da segurança hídrica para o município em períodos de estiagem.”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK.
A represa do Horto I é um dos mananciais responsáveis por enviar água bruta para a ETA I, estação de tratamento de água localizada na Vila Menuzzo e que abastece 30% da cidade. Com a conclusão da obra, que está prevista para ocorrer no final do primeiro semestre de 2022, a previsão é que 80 mil moradores sejam beneficiados.